Perguntas Frequentes

  • Como faço para me matricular?

    Para se matricular no Cursinho, é necessário preencher o formulário de inscrição online. O link para o questionário estará disponível na nossa página do Facebook  e também na página inicial do site. Atenção: os períodos de inscrição acontecem duas vezes ao ano, no início do primeiro e segundo semestres!

    A matrícula é feita presencialmente no primeiro dia de aula, sendo assim, vá ao cursinho portando um documento de identificação com foto (RG, CHN, Carteira de trabalho etc.).

    IMPORTANTE: Caso a pessoa interessada em fazer o cursinho não tenha realizado a inscrição online, poderá mesmo assim, realizar a matrícula presencial, desde que esteja com a documentação e que ainda estejamos em períodos de matrículas.

  • Quanto custa para estudar no Carol?

    Um total de 0 (zero) reais – O Cursinho Popular Carolina de Jesus não cobra nenhum tipo de taxa de matricula, mensalidade ou material, sendo totalmente gratuito e sem custos para os estudantes.

  • Como funciona o processo seletivo?

    Não existe processo seletivo. O Cursinho Popular Carolina de Jesus não aplica nenhum tipo de processo para selecionar estudantes, sendo necessário apenas efetuar a matrícula.

  • Qual o horário de funcionamento?

    O Cursinho tem aulas ministradas apenas aos sábados das 8h45 às 18h, nas unidades Capão Redondo e Jd. Ângela ou, eventualmente e previamente combinado, atividades em parques e museus.

  • O que o Cursinho oferece?

    Aulas didáticas e acessíveis, círculos de conteúdo político-pedagógico, aulas especiais, saraus, rolezinhos, cine-debates, simulados, feira de profissões e muito mais.

  • Eu posso entrar no cursinho no meio do ano?

    Sim! O cursinho abre inscrição em dois períodos do ano: para as turmas de março e para as de agosto. A diferença entre elas é a seguinte:

    Turmas de Março: recebem um resumo completo e detalhado de todo o conteúdo do Ensino Médio, bem como dois simulados.

    Turmas de Agosto: recebem um resumo rápido com um enfoque maior em alguns vestibulares e um simulado.

  • Qual a proposta o cursinho?

    Idealizamos e lutamos por uma sociedade igualitária. É isso que nos move! E é através da educação que buscamos transformar a realidade, propondo um espaço de educação popular que desenvolva a autonomia, promova o pensamento crítico e fortaleça os sujeitos na luta pela superação das opressões sociais. – clique para saber mais.

  • Onde o cursinho está localizado?

    O Cursinho conta com duas unidades, uma no Capão Redondo e outra no Jd. Ângela e funciona dentro de escolas públicas.

     CAPÃO REDONDO

    EMEF Terezinha Mota Figueiredo

    Cantorias Paulistas, 20 – Conj. Hab. Jardim São Bento, 05886-490, São Paulo – SP.

    JARDIM ANGÊLA

    E.E. Professor Luís Magalhães de Araújo

    Estrada do M’Boi Mirim, 3583 – Jd. das Flores, 04905-023, São Paulo – SP.

  • Quem financia o cursinho?

    O Cursinho Popular Carolina de Jesus não possui nenhum financiamento de instituições públicas, privadas ou do terceiro setor, mesmo de ONG´s, igrejas ou partidos políticos. Acreditamos em uma periferia “de NÓS para NÓS” e que, segundo Sergio Vaz, “deve sonhar com as próprias mãos”. Também por conta disso, todas (os) as nossas educadoras e educadores são voluntárias e voluntários.

  • O cursinho tem material didático/apostilas?

    Nosso Cursinho disponibiliza material online para nossas estudantes, produzidos pelas próprias educadoras e educadores, com exercícios extraídos de diversas fontes (como vestibulares) ou de qualquer fonte que nossas (os) educadoras e educadores acreditarem importantes (vídeos do Youtube, sites da internet ou mesmo indicação de livros específicos*).

    *Que, de preferência, poderão ser encontrados em Bibliotecas Públicas e sem custos.

  • O cursinho aceita doação de material didático/apostilas?

    No momento, não estamos aceitando doações.

  • Quem foi Carolina Maria de Jesus?

    Nossa força já vem com o nome: Carolina Maria de Jesus. Mulher. Preta. Periférica. Seu nome é sinônimo de luta, e sua vida sempre foi uma verdadeira batalha que nos inspira até hoje. Para saber mais clique aqui.

  • O cursinho oferece almoço/comida?

    Não, mas temos micro-ondas disponíveis para quem trouxer comida.