Carta de 1770, endereçada ao então governador do Piauí

Eu sou uma escrava de V.Sa. administração de Capitão Antonio Vieira de Couto, casada. Desde que o Capitão lá foi administrar, que me tirou da Fazenda dos Algodões, onde vivia com meu marido, para ser cozinheira de sua casa, onde nela passo tão mal. A primeira é que há grandes trovoadas de pancadas em um filho nem, sendo uma criança que lhe fez extrair sangue pela boca; em mim não posso explicar que sou um colchão de pancadas, tanto que caí uma vez do sobrado abaixo, peada, por misericórdia de Deus escapei. A segunda estou eu e mais minhas parceiras por confessar há três anos. E uma criança minha e duas mais por batizar. Pelo que peço a V.Sa. pelo amor de Deus e do seu valimento, ponha os olhos em mim, ordenando ao Procurador que mande para a fazenda onde ele me tirou para eu viver com meu marido e batizar minha filha. De V.Sa. sua escrava, Esperança Garcia.

Escolas literárias discutidas em aula

Trovadorismo

Época: 1189 – 1198.
No Brasil: não existiu.
Em Portugal: Gêneros - cantigas (poesia), novelas de cavalaria, nobiliários, hagiografias.
Destaque em Portugal: A Ribeirinha; Paio Soares de Taveirós.

Principais características:

Cantigas de Amor: sofrimento, idealização, eu-lírico masculino, ambiente da Corte, dama inacessível, caráter analítico-discursivo.
Cantigas de Amigo: eu-lírico feminino, confessional, ambiente popular, paixão não correspondida, realista, narrativo-descritiva.
Cantigas de Escárnio e Maldizer: críticas indiretas ou diretas de pessoas ou fatos de uma época. Rica fonte de documentação.

Humanismo

Época: 1418.
No Brasil: não existiu.
Em Portugal: Gêneros - historiografia, teatro popular, prosa doutrinária.
Destaque em Portugal: Fernão Lopes, guarda-mor da Torre do Tombo, Gil Vicente (teatro).

Principais características:

Teatro: em poesia, versa sobre assuntos profanos ou religiosos; carpintaria teatral rudimentar; ausência de regras; sem unidade de ação, tempo e espaço. Aspectos críticos de uma sociedade em transição.